TEORIA DA CONTABILIDADE
A estrutura conceitual básica da contabilidade é composta por três categorias distintas de conceitos fundamentais: Postulados, Princípios e Convenções.
- Os postulados: também chamados de postulados ambientais da contabilidade, são o início de todo o encadeamento do raciocínio contábil e do arcabouço estrutural da Teoria Contábil;
- Os princípios: são conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da Contabilidade;
- As convenções: são as restrições aos princípios, representando também o complemento aos princípios e postulados, a fim de delimitar a direção a ser seguida pelos princípios;
Com base nos conceitos apresentados e nos seus estudos, analise a situação a seguir e marque a alternativa que corresponde ao princípio que está sendo aplicado:
A Empresa Consultoria TOWER PLAN, faz o controle das despesas e receitas contábeis utilizando-se do seguinte conceito: as despesas do período são aquelas que efetivamente incorreram no período independente de pagamento. E as receitas são aquelas que incorreram no período independente de recebimento das mesmas. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa correspondente.
Continuidade.
Competência.
Denominador Comum Monetário.
Entidade Contábil.
Custo Histórico como Base de Valor.
Dentro do Sistema de Previdência Complementar temos dois regimes :
- EAPC - Entidades Abertas; (bancos, seguradoras, corretoras);
- EFPC - Entidades Fechadas (sem fins lucrativos, ofertado via empresas com fundo de investimento próprio);
Sucessivamente, marque a alternativa que exemplifique o que é cada regime:
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados livremente pela Internet;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS: Criado por funcionários de empresas e vendidos livremente no mercado;
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados por bancos e seguradoras, somente funcionários das empresas vinculadas podem adquirir estes planos, não sendo permitido a venda para os demais interessados;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS FUNDOS DE PENSÃO : Voltados exclusivamente para controladores do fundos, podendo ser comercializados para quem não é funcionário.
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Significa que o plano é aberto para SAQUE E DEPOSITO a qualquer momento;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS Que não podem ser comercializados para quem não é funcionário das organizações participantes;
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados apenas por seguradoras, por se tratar de indenização de seguros;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS São comercializados e voltados exclusivamente aos funcionários ligados a organização administradora do plano;
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados por bancos e seguradoras, e corretoras, e podem ser adquiridos por qualquer pessoa física ou jurídica.
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS FUNDOS DE PENSÃO : São planos criados por empresas, voltados exclusivamente aos seus funcionários, não podendo ser comercializados para quem não é funcionário.
Sabemos que a Teoria Geral do Seguro, é definida por uma série de opiniões sistematizadas, e por um conjunto de princípios fundamentais da ciência do seguro.
Desta forma marque a alternativa que Holanda Ferreira defende na sua teoria sobre, o que é o SEGURO:
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, uma das partes se obriga a pagar uma indenização, e acaba recebendo esta indenização no final do plano mesmo não havendo nenhum sinistro com o bem segurado.
Holanda Ferreira (1999) define que o seguro é a proteção social que o indivíduo busca para ficar livre de problemas contra a sociedade em que vive, ou seja, com o seguro contratado o segurado tem a certeza que não será vitima de nenhum sinistro material ou pessoal por exemplo, não sofrerá danos ao seu patrimônio ou a sua pessoa.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um pacto que o segurado faz com a seguradora, para estar coberto contra eventualidades, como por exemplo, incêndio, roubo, acidente, morte, e este pacto não precisa de um contrato, pode ser realizado apenas por uma solicitação formal para a seguradora.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, mediante cobrança de pagamento periódico, uma das partes se obriga a pagar uma indenização a outra na ocorrência de determinado evento como, por exemplo, incêndio, roubo, acidente,
morte etc, sendo uma proteção econômica que o indivíduo busca contra possibilidade de eventos futuros.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, o segurado recebe um prêmio por não se envolver em acidentes de trânsito por exemplo, e no final do período do contrato, o segurado terá direito a receber valores referentes a negociação da indenização integral se nada acontecer.
De acordo com o tratamento da contabilidade, temos uma nomeclatura destinadas aos passivos que custam a empresa, a titulo de juros e encargos financeiros, que são:
Fornecedores;
Circulante;
Onerosos.
Financeiro.
Não Onerosos.
Dentre as alterações trazidas pela lei 11.638/07, que alterou e revogou alguns artigos a lei 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas), uma das mudanças foi nas diretrizes das demonstrações contábeis obrigatórias. Tais empresas enquadradas na Lei 11.638/2007 estão obrigadas a elaborar uma série de demonstrativos contábeis ao final de cada exercício social. Além de elaborar demonstrativos contábeis periodicamente, aquelas empresas enquadradas na atual legislação societária devem oferecer a sua contabilidade à auditoria independente e, ainda, promover a publicação dos seus demonstrativos contábeis em, pelo menos, dois jornais de grande circulação.
De acordo com Lei 11.638/2007, existem demonstrativos contábeis cuja elaboração e publicação são obrigatórias e outros cuja elaboração e publicação são opcionais. Dentre as alternativas dadas abaixo, assinale aquela que contém um exemplo de demonstrativo contábil cuja elaboração e publicação eram obrigatórias segundo a Lei 6.404/76 e, agora, não é considerado obrigatório pela nova legislação societária (Lei 11.638/2007).
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Balanço Patrimonial (BP).
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).
A contabilidade permite aos seus usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade. O processo decisório pode decorrer das informações contábeis, pois possibilitam análise profunda e demarcação de tendências. Sendo então, a contabilidade uma valorosa ferramenta, as informações contábeis não ficam restritas apenas aos limites internos da empresa.
Assinale abaixo a alternativa que contenha apenas usuários externos utilizam-se das informações contábeis para tomada de decisão fora dos limites da empresa:
Clientes, Alunos em processo de aprendizagem, Funcionários e Diversos Institutos.
Funcionários, Receita Federal, Consultores, Empresas Financeiras e Auditores.
Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos e Clientes.
Funcionários, Investidores, Advogados, Clientes e Fornecedores.
Analista Financeiro interno, Clientes, Perito, Auditor Interno e Auditor Externo.
Diante dos estudos realizados sob a evolução da Contabilidade, sabemos que foi aproximadamente por volta de 1920 que se inicia a fase de predominância norte-americana dentro da contabilidade, auxiliada pelo poderio econômico e político, e influenciado pela ação das subsidiárias que se estabeleceram em vários países, inclusive na Europa.
Assim a visão sistêmica, além de se preocupar com o usuário da informação contábil, a Contabilidade é sempre utilizada como ferramenta primordial para a tomada de decisão.
Qual visão a contabilidade está sendo tratada, de acordou com a afirmativa acima?
Visão escola europeia;
Visão anglo-saxônica;
Visão sociológica;
Visão dedutível e indutiva;
Visão macroeconômica;
Analise este paragrafo, e após assinale a alternativa que corresponde ao princípio afirmado do texto:
"A realização da receita é com frequência tratada isoladamente, o que pode provocar muitos desentendimentos sobre o verdadeiro alcance do problema, pois, na verdade, o reconhecimento de receita e a apropriação das despesas estão intimamente ligados".
Princípio Continuidade.
Princípio Competência.
Princípio sobre a forma jurídica.
Denominador Comum Monetário.
Custo Original como Base de Valor.
"A Cia "Geração de Recursos S.A", é a MATRIZ do grupo de empresas que tem investimentos relevante em controladas, a apresentação de demonstrativos consolidados da MATRIZ e das controladas é de grande interesse para os acionistas Majoritários. Mas, para os acionistas e credores das FILIAIS (subsidiárias), pode ser mais interessante e reveladora a evidenciação dos demonstrativos contábeis das várias FILIAIS (subsidiárias). Assim, o conceito de ________________________ não somente transcende ao de pessoa jurídica individual (para abranger grupos de empresas, holdings e outras concentrações), como também pode ser uma fração desta, detendo-se na avaliação de desempenho de divisões, setores, departamentos, linhas, canais de distribuição etc., desde que tais setores haja comando de recursos econômicos capaz de gerar benefício para a empresa".
Assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio ou postulado que preenche corretamente a frase acima que está sendo tratada.
Continuidade.
Competência.
Denominador Comum Monetário.
Entidade Contábil.
Custo Histórico como Base de Valor.
Dentro do Sistema de Previdência Complementar temos dois regimes :
- EAPC - Entidades Abertas; (bancos, seguradoras, corretoras);
- EFPC - Entidades Fechadas (sem fins lucrativos, ofertado via empresas com fundo de investimento próprio);
Sucessivamente, marque a alternativa que exemplifique o que é cada regime:
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados livremente pela Internet;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS: Criado por funcionários de empresas e vendidos livremente no mercado;
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados por bancos e seguradoras, somente funcionários das empresas vinculadas podem adquirir estes planos, não sendo permitido a venda para os demais interessados;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS FUNDOS DE PENSÃO : Voltados exclusivamente para controladores do fundos, podendo ser comercializados para quem não é funcionário.
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Significa que o plano é aberto para SAQUE E DEPOSITO a qualquer momento;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS Que não podem ser comercializados para quem não é funcionário das organizações participantes;
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados apenas por seguradoras, por se tratar de indenização de seguros;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS São comercializados e voltados exclusivamente aos funcionários ligados a organização administradora do plano;
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados por bancos e seguradoras, e corretoras, e podem ser adquiridos por qualquer pessoa física ou jurídica.
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS FUNDOS DE PENSÃO : São planos criados por empresas, voltados exclusivamente aos seus funcionários, não podendo ser comercializados para quem não é funcionário.
Sabemos que a Teoria Geral do Seguro, é definida por uma série de opiniões sistematizadas, e por um conjunto de princípios fundamentais da ciência do seguro.
Desta forma marque a alternativa que Holanda Ferreira defende na sua teoria sobre, o que é o SEGURO:
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, uma das partes se obriga a pagar uma indenização, e acaba recebendo esta indenização no final do plano mesmo não havendo nenhum sinistro com o bem segurado.
Holanda Ferreira (1999) define que o seguro é a proteção social que o indivíduo busca para ficar livre de problemas contra a sociedade em que vive, ou seja, com o seguro contratado o segurado tem a certeza que não será vitima de nenhum sinistro material ou pessoal por exemplo, não sofrerá danos ao seu patrimônio ou a sua pessoa.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um pacto que o segurado faz com a seguradora, para estar coberto contra eventualidades, como por exemplo, incêndio, roubo, acidente, morte, e este pacto não precisa de um contrato, pode ser realizado apenas por uma solicitação formal para a seguradora.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, mediante cobrança de pagamento periódico, uma das partes se obriga a pagar uma indenização a outra na ocorrência de determinado evento como, por exemplo, incêndio, roubo, acidente,
morte etc, sendo uma proteção econômica que o indivíduo busca contra possibilidade de eventos futuros.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, o segurado recebe um prêmio por não se envolver em acidentes de trânsito por exemplo, e no final do período do contrato, o segurado terá direito a receber valores referentes a negociação da indenização integral se nada acontecer.
De acordo com o tratamento da contabilidade, temos uma nomeclatura destinadas aos passivos que custam a empresa, a titulo de juros e encargos financeiros, que são:
Fornecedores;
Circulante;
Onerosos.
Financeiro.
Não Onerosos.
Dentre as alterações trazidas pela lei 11.638/07, que alterou e revogou alguns artigos a lei 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas), uma das mudanças foi nas diretrizes das demonstrações contábeis obrigatórias. Tais empresas enquadradas na Lei 11.638/2007 estão obrigadas a elaborar uma série de demonstrativos contábeis ao final de cada exercício social. Além de elaborar demonstrativos contábeis periodicamente, aquelas empresas enquadradas na atual legislação societária devem oferecer a sua contabilidade à auditoria independente e, ainda, promover a publicação dos seus demonstrativos contábeis em, pelo menos, dois jornais de grande circulação.
De acordo com Lei 11.638/2007, existem demonstrativos contábeis cuja elaboração e publicação são obrigatórias e outros cuja elaboração e publicação são opcionais. Dentre as alternativas dadas abaixo, assinale aquela que contém um exemplo de demonstrativo contábil cuja elaboração e publicação eram obrigatórias segundo a Lei 6.404/76 e, agora, não é considerado obrigatório pela nova legislação societária (Lei 11.638/2007).
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Balanço Patrimonial (BP).
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).
A contabilidade permite aos seus usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade. O processo decisório pode decorrer das informações contábeis, pois possibilitam análise profunda e demarcação de tendências. Sendo então, a contabilidade uma valorosa ferramenta, as informações contábeis não ficam restritas apenas aos limites internos da empresa.
Assinale abaixo a alternativa que contenha apenas usuários externos utilizam-se das informações contábeis para tomada de decisão fora dos limites da empresa:
Clientes, Alunos em processo de aprendizagem, Funcionários e Diversos Institutos.
Funcionários, Receita Federal, Consultores, Empresas Financeiras e Auditores.
Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos e Clientes.
Funcionários, Investidores, Advogados, Clientes e Fornecedores.
Analista Financeiro interno, Clientes, Perito, Auditor Interno e Auditor Externo.
Diante dos estudos realizados sob a evolução da Contabilidade, sabemos que foi aproximadamente por volta de 1920 que se inicia a fase de predominância norte-americana dentro da contabilidade, auxiliada pelo poderio econômico e político, e influenciado pela ação das subsidiárias que se estabeleceram em vários países, inclusive na Europa.
Assim a visão sistêmica, além de se preocupar com o usuário da informação contábil, a Contabilidade é sempre utilizada como ferramenta primordial para a tomada de decisão.
Qual visão a contabilidade está sendo tratada, de acordou com a afirmativa acima?
Visão escola europeia;
Visão anglo-saxônica;
Visão sociológica;
Visão dedutível e indutiva;
Visão macroeconômica;
Analise este paragrafo, e após assinale a alternativa que corresponde ao princípio afirmado do texto:
"A realização da receita é com frequência tratada isoladamente, o que pode provocar muitos desentendimentos sobre o verdadeiro alcance do problema, pois, na verdade, o reconhecimento de receita e a apropriação das despesas estão intimamente ligados".
Princípio Continuidade.
Princípio Competência.
Princípio sobre a forma jurídica.
Denominador Comum Monetário.
Custo Original como Base de Valor.
"A Cia "Geração de Recursos S.A", é a MATRIZ do grupo de empresas que tem investimentos relevante em controladas, a apresentação de demonstrativos consolidados da MATRIZ e das controladas é de grande interesse para os acionistas Majoritários. Mas, para os acionistas e credores das FILIAIS (subsidiárias), pode ser mais interessante e reveladora a evidenciação dos demonstrativos contábeis das várias FILIAIS (subsidiárias). Assim, o conceito de ________________________ não somente transcende ao de pessoa jurídica individual (para abranger grupos de empresas, holdings e outras concentrações), como também pode ser uma fração desta, detendo-se na avaliação de desempenho de divisões, setores, departamentos, linhas, canais de distribuição etc., desde que tais setores haja comando de recursos econômicos capaz de gerar benefício para a empresa".
Assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio ou postulado que preenche corretamente a frase acima que está sendo tratada.
- EAPC - Entidades Abertas; (bancos, seguradoras, corretoras);
Sucessivamente, marque a alternativa que exemplifique o que é cada regime:
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados livremente pela Internet;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS: Criado por funcionários de empresas e vendidos livremente no mercado;
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados por bancos e seguradoras, somente funcionários das empresas vinculadas podem adquirir estes planos, não sendo permitido a venda para os demais interessados;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS FUNDOS DE PENSÃO : Voltados exclusivamente para controladores do fundos, podendo ser comercializados para quem não é funcionário.
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Significa que o plano é aberto para SAQUE E DEPOSITO a qualquer momento;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS Que não podem ser comercializados para quem não é funcionário das organizações participantes;
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados apenas por seguradoras, por se tratar de indenização de seguros;
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS São comercializados e voltados exclusivamente aos funcionários ligados a organização administradora do plano;
(EAPC) - ENTIDADES ABERTAS : Os planos são comercializados por bancos e seguradoras, e corretoras, e podem ser adquiridos por qualquer pessoa física ou jurídica.
(EFPC) - ENTIDADES FECHADAS FUNDOS DE PENSÃO : São planos criados por empresas, voltados exclusivamente aos seus funcionários, não podendo ser comercializados para quem não é funcionário.
Sabemos que a Teoria Geral do Seguro, é definida por uma série de opiniões sistematizadas, e por um conjunto de princípios fundamentais da ciência do seguro.
Desta forma marque a alternativa que Holanda Ferreira defende na sua teoria sobre, o que é o SEGURO:
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, uma das partes se obriga a pagar uma indenização, e acaba recebendo esta indenização no final do plano mesmo não havendo nenhum sinistro com o bem segurado.
Holanda Ferreira (1999) define que o seguro é a proteção social que o indivíduo busca para ficar livre de problemas contra a sociedade em que vive, ou seja, com o seguro contratado o segurado tem a certeza que não será vitima de nenhum sinistro material ou pessoal por exemplo, não sofrerá danos ao seu patrimônio ou a sua pessoa.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um pacto que o segurado faz com a seguradora, para estar coberto contra eventualidades, como por exemplo, incêndio, roubo, acidente, morte, e este pacto não precisa de um contrato, pode ser realizado apenas por uma solicitação formal para a seguradora.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, mediante cobrança de pagamento periódico, uma das partes se obriga a pagar uma indenização a outra na ocorrência de determinado evento como, por exemplo, incêndio, roubo, acidente,
morte etc, sendo uma proteção econômica que o indivíduo busca contra possibilidade de eventos futuros.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, o segurado recebe um prêmio por não se envolver em acidentes de trânsito por exemplo, e no final do período do contrato, o segurado terá direito a receber valores referentes a negociação da indenização integral se nada acontecer.
De acordo com o tratamento da contabilidade, temos uma nomeclatura destinadas aos passivos que custam a empresa, a titulo de juros e encargos financeiros, que são:
Fornecedores;
Circulante;
Onerosos.
Financeiro.
Não Onerosos.
Dentre as alterações trazidas pela lei 11.638/07, que alterou e revogou alguns artigos a lei 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas), uma das mudanças foi nas diretrizes das demonstrações contábeis obrigatórias. Tais empresas enquadradas na Lei 11.638/2007 estão obrigadas a elaborar uma série de demonstrativos contábeis ao final de cada exercício social. Além de elaborar demonstrativos contábeis periodicamente, aquelas empresas enquadradas na atual legislação societária devem oferecer a sua contabilidade à auditoria independente e, ainda, promover a publicação dos seus demonstrativos contábeis em, pelo menos, dois jornais de grande circulação.
De acordo com Lei 11.638/2007, existem demonstrativos contábeis cuja elaboração e publicação são obrigatórias e outros cuja elaboração e publicação são opcionais. Dentre as alternativas dadas abaixo, assinale aquela que contém um exemplo de demonstrativo contábil cuja elaboração e publicação eram obrigatórias segundo a Lei 6.404/76 e, agora, não é considerado obrigatório pela nova legislação societária (Lei 11.638/2007).
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Balanço Patrimonial (BP).
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).
A contabilidade permite aos seus usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade. O processo decisório pode decorrer das informações contábeis, pois possibilitam análise profunda e demarcação de tendências. Sendo então, a contabilidade uma valorosa ferramenta, as informações contábeis não ficam restritas apenas aos limites internos da empresa.
Assinale abaixo a alternativa que contenha apenas usuários externos utilizam-se das informações contábeis para tomada de decisão fora dos limites da empresa:
Clientes, Alunos em processo de aprendizagem, Funcionários e Diversos Institutos.
Funcionários, Receita Federal, Consultores, Empresas Financeiras e Auditores.
Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos e Clientes.
Funcionários, Investidores, Advogados, Clientes e Fornecedores.
Analista Financeiro interno, Clientes, Perito, Auditor Interno e Auditor Externo.
Diante dos estudos realizados sob a evolução da Contabilidade, sabemos que foi aproximadamente por volta de 1920 que se inicia a fase de predominância norte-americana dentro da contabilidade, auxiliada pelo poderio econômico e político, e influenciado pela ação das subsidiárias que se estabeleceram em vários países, inclusive na Europa.
Assim a visão sistêmica, além de se preocupar com o usuário da informação contábil, a Contabilidade é sempre utilizada como ferramenta primordial para a tomada de decisão.
Qual visão a contabilidade está sendo tratada, de acordou com a afirmativa acima?
Visão escola europeia;
Visão anglo-saxônica;
Visão sociológica;
Visão dedutível e indutiva;
Visão macroeconômica;
Analise este paragrafo, e após assinale a alternativa que corresponde ao princípio afirmado do texto:
"A realização da receita é com frequência tratada isoladamente, o que pode provocar muitos desentendimentos sobre o verdadeiro alcance do problema, pois, na verdade, o reconhecimento de receita e a apropriação das despesas estão intimamente ligados".
Princípio Continuidade.
Princípio Competência.
Princípio sobre a forma jurídica.
Denominador Comum Monetário.
Custo Original como Base de Valor.
"A Cia "Geração de Recursos S.A", é a MATRIZ do grupo de empresas que tem investimentos relevante em controladas, a apresentação de demonstrativos consolidados da MATRIZ e das controladas é de grande interesse para os acionistas Majoritários. Mas, para os acionistas e credores das FILIAIS (subsidiárias), pode ser mais interessante e reveladora a evidenciação dos demonstrativos contábeis das várias FILIAIS (subsidiárias). Assim, o conceito de ________________________ não somente transcende ao de pessoa jurídica individual (para abranger grupos de empresas, holdings e outras concentrações), como também pode ser uma fração desta, detendo-se na avaliação de desempenho de divisões, setores, departamentos, linhas, canais de distribuição etc., desde que tais setores haja comando de recursos econômicos capaz de gerar benefício para a empresa".
Assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio ou postulado que preenche corretamente a frase acima que está sendo tratada.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, uma das partes se obriga a pagar uma indenização, e acaba recebendo esta indenização no final do plano mesmo não havendo nenhum sinistro com o bem segurado.
Holanda Ferreira (1999) define que o seguro é a proteção social que o indivíduo busca para ficar livre de problemas contra a sociedade em que vive, ou seja, com o seguro contratado o segurado tem a certeza que não será vitima de nenhum sinistro material ou pessoal por exemplo, não sofrerá danos ao seu patrimônio ou a sua pessoa.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um pacto que o segurado faz com a seguradora, para estar coberto contra eventualidades, como por exemplo, incêndio, roubo, acidente, morte, e este pacto não precisa de um contrato, pode ser realizado apenas por uma solicitação formal para a seguradora.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, mediante cobrança de pagamento periódico, uma das partes se obriga a pagar uma indenização a outra na ocorrência de determinado evento como, por exemplo, incêndio, roubo, acidente,
morte etc, sendo uma proteção econômica que o indivíduo busca contra possibilidade de eventos futuros.
Holanda Ferreira (1999) define o substantivo seguro como um contrato pelo qual, o segurado recebe um prêmio por não se envolver em acidentes de trânsito por exemplo, e no final do período do contrato, o segurado terá direito a receber valores referentes a negociação da indenização integral se nada acontecer.
De acordo com o tratamento da contabilidade, temos uma nomeclatura destinadas aos passivos que custam a empresa, a titulo de juros e encargos financeiros, que são:
Fornecedores;
Circulante;
Onerosos.
Financeiro.
Não Onerosos.
Dentre as alterações trazidas pela lei 11.638/07, que alterou e revogou alguns artigos a lei 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas), uma das mudanças foi nas diretrizes das demonstrações contábeis obrigatórias. Tais empresas enquadradas na Lei 11.638/2007 estão obrigadas a elaborar uma série de demonstrativos contábeis ao final de cada exercício social. Além de elaborar demonstrativos contábeis periodicamente, aquelas empresas enquadradas na atual legislação societária devem oferecer a sua contabilidade à auditoria independente e, ainda, promover a publicação dos seus demonstrativos contábeis em, pelo menos, dois jornais de grande circulação.
De acordo com Lei 11.638/2007, existem demonstrativos contábeis cuja elaboração e publicação são obrigatórias e outros cuja elaboração e publicação são opcionais. Dentre as alternativas dadas abaixo, assinale aquela que contém um exemplo de demonstrativo contábil cuja elaboração e publicação eram obrigatórias segundo a Lei 6.404/76 e, agora, não é considerado obrigatório pela nova legislação societária (Lei 11.638/2007).
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Balanço Patrimonial (BP).
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).
A contabilidade permite aos seus usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade. O processo decisório pode decorrer das informações contábeis, pois possibilitam análise profunda e demarcação de tendências. Sendo então, a contabilidade uma valorosa ferramenta, as informações contábeis não ficam restritas apenas aos limites internos da empresa.
Assinale abaixo a alternativa que contenha apenas usuários externos utilizam-se das informações contábeis para tomada de decisão fora dos limites da empresa:
Clientes, Alunos em processo de aprendizagem, Funcionários e Diversos Institutos.
Funcionários, Receita Federal, Consultores, Empresas Financeiras e Auditores.
Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos e Clientes.
Funcionários, Investidores, Advogados, Clientes e Fornecedores.
Analista Financeiro interno, Clientes, Perito, Auditor Interno e Auditor Externo.
Diante dos estudos realizados sob a evolução da Contabilidade, sabemos que foi aproximadamente por volta de 1920 que se inicia a fase de predominância norte-americana dentro da contabilidade, auxiliada pelo poderio econômico e político, e influenciado pela ação das subsidiárias que se estabeleceram em vários países, inclusive na Europa.
Assim a visão sistêmica, além de se preocupar com o usuário da informação contábil, a Contabilidade é sempre utilizada como ferramenta primordial para a tomada de decisão.
Qual visão a contabilidade está sendo tratada, de acordou com a afirmativa acima?
Visão escola europeia;
Visão anglo-saxônica;
Visão sociológica;
Visão dedutível e indutiva;
Visão macroeconômica;
Analise este paragrafo, e após assinale a alternativa que corresponde ao princípio afirmado do texto:
"A realização da receita é com frequência tratada isoladamente, o que pode provocar muitos desentendimentos sobre o verdadeiro alcance do problema, pois, na verdade, o reconhecimento de receita e a apropriação das despesas estão intimamente ligados".
Princípio Continuidade.
Princípio Competência.
Princípio sobre a forma jurídica.
Denominador Comum Monetário.
Custo Original como Base de Valor.
"A Cia "Geração de Recursos S.A", é a MATRIZ do grupo de empresas que tem investimentos relevante em controladas, a apresentação de demonstrativos consolidados da MATRIZ e das controladas é de grande interesse para os acionistas Majoritários. Mas, para os acionistas e credores das FILIAIS (subsidiárias), pode ser mais interessante e reveladora a evidenciação dos demonstrativos contábeis das várias FILIAIS (subsidiárias). Assim, o conceito de ________________________ não somente transcende ao de pessoa jurídica individual (para abranger grupos de empresas, holdings e outras concentrações), como também pode ser uma fração desta, detendo-se na avaliação de desempenho de divisões, setores, departamentos, linhas, canais de distribuição etc., desde que tais setores haja comando de recursos econômicos capaz de gerar benefício para a empresa".
Assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio ou postulado que preenche corretamente a frase acima que está sendo tratada.
Fornecedores;
Circulante;
Onerosos.
Financeiro.
Não Onerosos.
Dentre as alterações trazidas pela lei 11.638/07, que alterou e revogou alguns artigos a lei 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas), uma das mudanças foi nas diretrizes das demonstrações contábeis obrigatórias. Tais empresas enquadradas na Lei 11.638/2007 estão obrigadas a elaborar uma série de demonstrativos contábeis ao final de cada exercício social. Além de elaborar demonstrativos contábeis periodicamente, aquelas empresas enquadradas na atual legislação societária devem oferecer a sua contabilidade à auditoria independente e, ainda, promover a publicação dos seus demonstrativos contábeis em, pelo menos, dois jornais de grande circulação.
De acordo com Lei 11.638/2007, existem demonstrativos contábeis cuja elaboração e publicação são obrigatórias e outros cuja elaboração e publicação são opcionais. Dentre as alternativas dadas abaixo, assinale aquela que contém um exemplo de demonstrativo contábil cuja elaboração e publicação eram obrigatórias segundo a Lei 6.404/76 e, agora, não é considerado obrigatório pela nova legislação societária (Lei 11.638/2007).
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Balanço Patrimonial (BP).
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).
A contabilidade permite aos seus usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade. O processo decisório pode decorrer das informações contábeis, pois possibilitam análise profunda e demarcação de tendências. Sendo então, a contabilidade uma valorosa ferramenta, as informações contábeis não ficam restritas apenas aos limites internos da empresa.
Assinale abaixo a alternativa que contenha apenas usuários externos utilizam-se das informações contábeis para tomada de decisão fora dos limites da empresa:
Clientes, Alunos em processo de aprendizagem, Funcionários e Diversos Institutos.
Funcionários, Receita Federal, Consultores, Empresas Financeiras e Auditores.
Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos e Clientes.
Funcionários, Investidores, Advogados, Clientes e Fornecedores.
Analista Financeiro interno, Clientes, Perito, Auditor Interno e Auditor Externo.
Diante dos estudos realizados sob a evolução da Contabilidade, sabemos que foi aproximadamente por volta de 1920 que se inicia a fase de predominância norte-americana dentro da contabilidade, auxiliada pelo poderio econômico e político, e influenciado pela ação das subsidiárias que se estabeleceram em vários países, inclusive na Europa.
Assim a visão sistêmica, além de se preocupar com o usuário da informação contábil, a Contabilidade é sempre utilizada como ferramenta primordial para a tomada de decisão.
Qual visão a contabilidade está sendo tratada, de acordou com a afirmativa acima?
Visão escola europeia;
Visão anglo-saxônica;
Visão sociológica;
Visão dedutível e indutiva;
Visão macroeconômica;
Analise este paragrafo, e após assinale a alternativa que corresponde ao princípio afirmado do texto:
"A realização da receita é com frequência tratada isoladamente, o que pode provocar muitos desentendimentos sobre o verdadeiro alcance do problema, pois, na verdade, o reconhecimento de receita e a apropriação das despesas estão intimamente ligados".
Princípio Continuidade.
Princípio Competência.
Princípio sobre a forma jurídica.
Denominador Comum Monetário.
Custo Original como Base de Valor.
"A Cia "Geração de Recursos S.A", é a MATRIZ do grupo de empresas que tem investimentos relevante em controladas, a apresentação de demonstrativos consolidados da MATRIZ e das controladas é de grande interesse para os acionistas Majoritários. Mas, para os acionistas e credores das FILIAIS (subsidiárias), pode ser mais interessante e reveladora a evidenciação dos demonstrativos contábeis das várias FILIAIS (subsidiárias). Assim, o conceito de ________________________ não somente transcende ao de pessoa jurídica individual (para abranger grupos de empresas, holdings e outras concentrações), como também pode ser uma fração desta, detendo-se na avaliação de desempenho de divisões, setores, departamentos, linhas, canais de distribuição etc., desde que tais setores haja comando de recursos econômicos capaz de gerar benefício para a empresa".
Assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio ou postulado que preenche corretamente a frase acima que está sendo tratada.
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Balanço Patrimonial (BP).
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).
A contabilidade permite aos seus usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade. O processo decisório pode decorrer das informações contábeis, pois possibilitam análise profunda e demarcação de tendências. Sendo então, a contabilidade uma valorosa ferramenta, as informações contábeis não ficam restritas apenas aos limites internos da empresa.
Assinale abaixo a alternativa que contenha apenas usuários externos utilizam-se das informações contábeis para tomada de decisão fora dos limites da empresa:
Clientes, Alunos em processo de aprendizagem, Funcionários e Diversos Institutos.
Funcionários, Receita Federal, Consultores, Empresas Financeiras e Auditores.
Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos e Clientes.
Funcionários, Investidores, Advogados, Clientes e Fornecedores.
Analista Financeiro interno, Clientes, Perito, Auditor Interno e Auditor Externo.
Diante dos estudos realizados sob a evolução da Contabilidade, sabemos que foi aproximadamente por volta de 1920 que se inicia a fase de predominância norte-americana dentro da contabilidade, auxiliada pelo poderio econômico e político, e influenciado pela ação das subsidiárias que se estabeleceram em vários países, inclusive na Europa.
Assim a visão sistêmica, além de se preocupar com o usuário da informação contábil, a Contabilidade é sempre utilizada como ferramenta primordial para a tomada de decisão.
Qual visão a contabilidade está sendo tratada, de acordou com a afirmativa acima?
Visão escola europeia;
Visão anglo-saxônica;
Visão sociológica;
Visão dedutível e indutiva;
Visão macroeconômica;
Analise este paragrafo, e após assinale a alternativa que corresponde ao princípio afirmado do texto:
"A realização da receita é com frequência tratada isoladamente, o que pode provocar muitos desentendimentos sobre o verdadeiro alcance do problema, pois, na verdade, o reconhecimento de receita e a apropriação das despesas estão intimamente ligados".
Princípio Continuidade.
Princípio Competência.
Princípio sobre a forma jurídica.
Denominador Comum Monetário.
Custo Original como Base de Valor.
"A Cia "Geração de Recursos S.A", é a MATRIZ do grupo de empresas que tem investimentos relevante em controladas, a apresentação de demonstrativos consolidados da MATRIZ e das controladas é de grande interesse para os acionistas Majoritários. Mas, para os acionistas e credores das FILIAIS (subsidiárias), pode ser mais interessante e reveladora a evidenciação dos demonstrativos contábeis das várias FILIAIS (subsidiárias). Assim, o conceito de ________________________ não somente transcende ao de pessoa jurídica individual (para abranger grupos de empresas, holdings e outras concentrações), como também pode ser uma fração desta, detendo-se na avaliação de desempenho de divisões, setores, departamentos, linhas, canais de distribuição etc., desde que tais setores haja comando de recursos econômicos capaz de gerar benefício para a empresa".
Assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio ou postulado que preenche corretamente a frase acima que está sendo tratada.
Clientes, Alunos em processo de aprendizagem, Funcionários e Diversos Institutos.
Funcionários, Receita Federal, Consultores, Empresas Financeiras e Auditores.
Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos e Clientes.
Funcionários, Investidores, Advogados, Clientes e Fornecedores.
Analista Financeiro interno, Clientes, Perito, Auditor Interno e Auditor Externo.
Diante dos estudos realizados sob a evolução da Contabilidade, sabemos que foi aproximadamente por volta de 1920 que se inicia a fase de predominância norte-americana dentro da contabilidade, auxiliada pelo poderio econômico e político, e influenciado pela ação das subsidiárias que se estabeleceram em vários países, inclusive na Europa.
Assim a visão sistêmica, além de se preocupar com o usuário da informação contábil, a Contabilidade é sempre utilizada como ferramenta primordial para a tomada de decisão.
Qual visão a contabilidade está sendo tratada, de acordou com a afirmativa acima?
Visão escola europeia;
Visão anglo-saxônica;
Visão sociológica;
Visão dedutível e indutiva;
Visão macroeconômica;
Analise este paragrafo, e após assinale a alternativa que corresponde ao princípio afirmado do texto:
"A realização da receita é com frequência tratada isoladamente, o que pode provocar muitos desentendimentos sobre o verdadeiro alcance do problema, pois, na verdade, o reconhecimento de receita e a apropriação das despesas estão intimamente ligados".
Princípio Continuidade.
Princípio Competência.
Princípio sobre a forma jurídica.
Denominador Comum Monetário.
Custo Original como Base de Valor.
"A Cia "Geração de Recursos S.A", é a MATRIZ do grupo de empresas que tem investimentos relevante em controladas, a apresentação de demonstrativos consolidados da MATRIZ e das controladas é de grande interesse para os acionistas Majoritários. Mas, para os acionistas e credores das FILIAIS (subsidiárias), pode ser mais interessante e reveladora a evidenciação dos demonstrativos contábeis das várias FILIAIS (subsidiárias). Assim, o conceito de ________________________ não somente transcende ao de pessoa jurídica individual (para abranger grupos de empresas, holdings e outras concentrações), como também pode ser uma fração desta, detendo-se na avaliação de desempenho de divisões, setores, departamentos, linhas, canais de distribuição etc., desde que tais setores haja comando de recursos econômicos capaz de gerar benefício para a empresa".
Assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio ou postulado que preenche corretamente a frase acima que está sendo tratada.
Visão escola europeia;
Visão anglo-saxônica;
Visão sociológica;
Visão dedutível e indutiva;
Visão macroeconômica;
Analise este paragrafo, e após assinale a alternativa que corresponde ao princípio afirmado do texto:
"A realização da receita é com frequência tratada isoladamente, o que pode provocar muitos desentendimentos sobre o verdadeiro alcance do problema, pois, na verdade, o reconhecimento de receita e a apropriação das despesas estão intimamente ligados".
Princípio Continuidade.
Princípio Competência.
Princípio sobre a forma jurídica.
Denominador Comum Monetário.
Custo Original como Base de Valor.
"A Cia "Geração de Recursos S.A", é a MATRIZ do grupo de empresas que tem investimentos relevante em controladas, a apresentação de demonstrativos consolidados da MATRIZ e das controladas é de grande interesse para os acionistas Majoritários. Mas, para os acionistas e credores das FILIAIS (subsidiárias), pode ser mais interessante e reveladora a evidenciação dos demonstrativos contábeis das várias FILIAIS (subsidiárias). Assim, o conceito de ________________________ não somente transcende ao de pessoa jurídica individual (para abranger grupos de empresas, holdings e outras concentrações), como também pode ser uma fração desta, detendo-se na avaliação de desempenho de divisões, setores, departamentos, linhas, canais de distribuição etc., desde que tais setores haja comando de recursos econômicos capaz de gerar benefício para a empresa".
Assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio ou postulado que preenche corretamente a frase acima que está sendo tratada.
Princípio Continuidade.
Princípio Competência.
Princípio sobre a forma jurídica.
Denominador Comum Monetário.
Custo Original como Base de Valor.